//linguagempauta.uvanet.br/index.php/lep/issue/feedLinguagem em Pauta2024-12-27T18:59:59-03:00Profa. Dra. Flávia Cristina Candido de Oliveiraflavia_candido@uvanet.brOpen Journal Systems<p>A revista tem o propósito de viabilizar a publicação de trabalhos acadêmicos na grande área de Letras, tanto de alunos e professores de nossa instituição, como de outras instituições. O intuito é proporcionar mais um meio de publicação científica, tendo como foco todos os níveis acadêmicos, desde graduandos a doutores.</p>//linguagempauta.uvanet.br/index.php/lep/article/view/185 O ESTUDO DA TRADUÇÃO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL EM UM CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE2024-11-22T09:41:50-03:00Viviane Cristina Poletto Luglivcplugli@uem.brKezia Naiara Bernardes Dos Reiskeziadosreis@outlook.com<p>Este artigo apresenta uma análise da tradução para a língua portuguesa de expressões idiomáticas presentes no livro “<em>Superconsejos para hablar bien en charlas y presentaciones</em>”. Trata-se de um estudo com vista à planificação didática posterior sobre o ensino das expressões culturais para alunos de Secretariado Executivo Trilíngue, visto que o desconhecimento de expressões idiomáticas pode causar erros linguísticos e socioculturais na comunicação. Para tanto, foram estudadas as características do gênero, assim como as técnicas de tradução empregadas na tradução das expressões idiomáticas presentes no livro. No contexto de ensino de tradução para o curso de Secretariado Executivo, desenvolver no aluno competências para traduzir a cultura torna-se essencial. Por assim entendermos o ensino, foi selecionado um gênero autêntico que circula no meio social para o estudo. Este trabalho está fundamentado na teoria de Molina e Hurtado Albir (2002), Nord (2016), Bajtín (2005), Bronckart (1999) e Venuti (2002). Os resultados demonstram que o estudo das expressões idiomáticas, por meio do livro, no ensino-aprendizagem de espanhol pode contribuir sobremaneira para o ensino de tradução no curso.</p>2024-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Viviane Cristina Poletto Lugli, Kezia Naiara Bernardes dos Reis//linguagempauta.uvanet.br/index.php/lep/article/view/174O TRABALHO FEMININO NA OBRA “CASA DE PENSÃO”, DE ALUÍSIO AZEVEDO2024-10-18T15:32:20-03:00Amércia Silva Costaamerciak@gmail.comFrancisca Liciany Rodrigues de Sousalicianyrodrigues@gmail.com<p>Este estudo examina o trabalho feminino na obra “Casa de Pensão” (2020), de Aluísio Azevedo, devido à necessidade de novas abordagens na literatura que contemplem a representação da mulher em atividades laborais frequentemente invisibilizadas. O trabalho feminino, muitas vezes confinado ao espaço doméstico e considerado natural ao sexo, é tratado como "não trabalho" ou a ele é dado pouca importância. No entanto, esta análise propõe uma discussão sobre o trabalho reprodutivo como elemento de transformação social sob a ótica da Crítica Literária Feminista. Utilizando uma metodologia bibliográfica analítico-qualitativa, o estudo se apoia em autores como Saffioti (1976), Zola (1982) e Melo e Castilho (2009). A obra de Aluísio Azevedo, inscrita no Naturalismo, revela que o ambiente influencia a construção social dos indivíduos. Dentro desse contexto, conclui-se que as mulheres desempenham um papel crucial na construção do enredo, pois, apesar de seu confinamento no espaço doméstico, criam condições para o determinismo Naturalista operar no enredo.</p>2024-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Amércia Silva Costa, Francisca Liciany Rodrigues de Sousa//linguagempauta.uvanet.br/index.php/lep/article/view/187DA LEITURA LITERÁRIA AO LETRAMENTO LITERÁRIO2024-11-12T09:45:16-03:00Fabiana da Silva Bragança Oliveirabragheupi@gmail.comFani Miranda Tabakfani.tabak@uftm.edu.br<p>Este artigo apresenta algumas das complexas questões que envolvem a tarefa de pensar, organizar e implementar a leitura literária e o estabelecimento concreto de práticas de letramento literário junto aos jovens leitores do ensino fundamental II. Para tanto, apoia-se nas práticas de modelo recepcional e na importância da subjetividade para um processo mediativo eficaz e contundente. A partir de uma experiência prática com recontos latino-americanos de contos tradicionais, constrói-se uma relação de afeto e leitura que transcendem as fronteiras escolares. Essa experiência não só ressignifica a leitura desses jovens em formação como também os inicia na arte da palavra literária.</p> <p> </p>2024-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Fabiana da Silva Bragança Oliveira, Fani Tabak//linguagempauta.uvanet.br/index.php/lep/article/view/181AS CANÇÕES “PERDOA”, “LO SIENTO”, “SORRY” E “PLEASE FORGIVE ME”2024-12-04T19:34:55-03:00Adelino Pereira dos Santosadesantos@uneb.brClécia Veronica Santos de Oliveiracleciaveronica.uneb@gmail.com<p>Neste artigo, tem-se por objetivo analisar as regularidades linguísticas, textuais e enunciativas do discurso de amor que se manifesta pela formação discursiva do arrependimento. Para tanto, tomam-se os textos de seis canções em língua portuguesa, em língua espanhola e em língua inglesa como corpus da pesquisa. Os textos das canções e as informações adicionais sobre cada uma em particular foram encontrados pelo mecanismo de buscas da empresa Google, na internet, utilizando-se das seguintes chaves de busca: “canção Perdoa”, “canção Lo siento”, “Canção Sorry” e “canção Please forgive me”. Os resultados das buscas apontaram para um conjunto de canções de mesmo título, em cada língua respectiva. Para a análise de tais canções, foram abordadas as bases teóricas e metodológicas da Análise do Discurso materialista, considerando-se os trabalhos de Orlandi (1990) e Michel Pêcheux (1997), em suas teorizações sobre o discurso de amor (Orlandi, 1990), o conceito de formação discursiva, a concepção de processo discursivo e a noção de sujeito ideológico (Pêcheux, 1997). Como conclusões, dos textos analisados foram elencados os traços dessa formação discursiva, que se repetem sistematicamente como regularidades linguísticas, textuais e enunciativas nas canções que tematizam o amor como arrependimento.</p>2024-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Adelino Pereira dos Santos, Clécia Veronica Santos de Oliveira//linguagempauta.uvanet.br/index.php/lep/article/view/195NOVAS FORMAS DE INFLUENCIA2024-11-18T12:08:23-03:00Yasmim Dourado de Carvalhoyasmimdourado@alu.ufc.brJúlia Sampaio Silvajuliasampaio0408@gmail.comMaria das Dores Nogueira Mendesdasdoresnm@yahoo.com.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo investiga o impacto do </span><em><span style="font-weight: 400;">TikTok </span></em><span style="font-weight: 400;">na formação literária dos adolescentes de 14 a 18 anos em contexto de ensino médio, visando analisar a relevância das</span><em><span style="font-weight: 400;"> trends </span></em><span style="font-weight: 400;">na seletividade literária em adolescentes, estabelecer os impactos relacionados à identificação do leitor com obras literárias recomendadas pelo</span><em><span style="font-weight: 400;"> TikTok</span></em><span style="font-weight: 400;"> e a sua influência na restrição ou não da formação leitora crítica dos jovens brasileiros. Para isso, a pesquisa foi baseada nos argumentos de Lajolo e Zilberman (1998), Lévy (1999), Santaella (2013), Ribeiro (2022) e nas pesquisas do do </span><em><span style="font-weight: 400;">Instituto Pró-Livro </span></em><span style="font-weight: 400;">dos anos 2019 e 2022. Na metodologia, usou-se uma abordagem quantitativa-qualitativa, pois não se limitou a agregar teorias, mas também captou o levantamento próprio de dados a partir da pesquisa elaborada pelas autoras, por meio de um formulário online destinado para o público da faixa etária pré-estabelecida, como também houve a comparação com os dados da pesquisa do Instituto. Como conclusão, observou-se que houve o entendimento sobre as estratégias empregadas pelo </span><em><span style="font-weight: 400;">TikTok</span></em><span style="font-weight: 400;"> para influenciar os adolescentes no âmbito da formação literária e, consequentemente, na formação literária desses de forma a exercer o potencial crítico à </span><span style="font-weight: 400;">proporção que os usuários da plataforma identificam-se com as obras recomendadas, por meio da análise da relevância das </span><em><span style="font-weight: 400;">trends</span></em><span style="font-weight: 400;"> do </span><em><span style="font-weight: 400;">TikTok </span></em><span style="font-weight: 400;">na seletividade literária em adolescentes.</span></p>2024-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Yasmim Dourado de Carvalho, Júlia Sampaio Silva, Maria das Dores Nogueira Mendes//linguagempauta.uvanet.br/index.php/lep/article/view/202APRESENTAÇÃO2024-12-27T18:12:09-03:00Flávia Cristina Candido de Oliveira flavia_candido@uvanet.br2024-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Flávia Cristina Candido de Oliveira //linguagempauta.uvanet.br/index.php/lep/article/view/203EXPEDIENTE2024-12-27T17:05:25-03:00Jessé Mourãojessemourao@gmail.com2024-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Jessé Mourão//linguagempauta.uvanet.br/index.php/lep/article/view/165LITERATURA, TECNOLOGIA E ENSINO2024-05-21T22:20:06-03:00Livia Nayda Mendes Loiolalivianayda20@gmail.com´´Italo Alves Pinto de Assisitaloalves1991@gmail.com<p>Esta pesquisa surge da importância de compreender os avanços da ciência e tecnologia na área da educação, considerando a capacidade desses progressos em proporcionar uma nova perspectiva ao ambiente de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa por meio do uso de computadores, smartphones e aplicativos. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é trazer uma reflexão sobre o papel docente na implementação de novas estratégias que aproximem os estudantes do ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Para isso, autores como Kalinke (1999), Cosson (2006), Lima (2015), Silva (2021), entre outros, foram explorados para embasar teoricamente o estudo. Para a condução da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa-descritiva, na forma de estudo de caso, para investigar o uso de literatura para o ensino de língua inglesa por meio da tecnologia, com alunos do ensino médio em uma escola pública situada no município de Forquilha – CE. Para a análise do trabalho, foram selecionados comentários desses alunos realizados por meio da ferramenta digital Padlet . Esses comentários foram analisados, levando em consideração o relato dos alunos sobre as obras lidas, alinhado às suas experiências em relação à plataforma apresentada com o uso de literatura para o ensino de inglês. Foi possível concluir que existem diversas vantagens ao utilizar ferramentas tecnológicas e literatura em sala de aula na disciplina de Língua Inglesa, tais como motivação, aquisição da língua, desenvolvimento de habilidades e estímulo ao conhecimento de outras culturas.</p>2024-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Livia Nayda Mendes Loiola, ´´Italo Alves Pinto de Assis