Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Um documento de análise de plágio, gerado por programa de detecção de plágio (ex.: CopySpider e DOCxWEB), foi anexado como documento complementar.
  • Nos metadados da submissão, as informações de cada autor devem ser obrigatoriamente preenchidas, incluindo o link do ORCID iD e o resumo biográfico.

Diretrizes para Autores

Submissões:

Submissões online:

Já possui um login/senha de acesso à revista Linguagem em Pauta?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para autores:

A Comissão Editorial da Revista Linguagem em Pauta da UVA-CE aceita colaborações (nacionais e internacionais) em forma de artigos inéditos, dossiês, entrevistas, resenhas ou traduções espontaneamente enviados, desde que observadas às normas abaixo elencadas.

Informamo-lhes que a revista aceita contribuições de graduandos, graduados e especialistas desde que em parceria com autores de titulação de doutor; mestrandos, mestres, doutorandos, doutores. As informações sobre os autores devem ser preenchidas nos metadados.

Informamo-lhes também que a avaliação é às cegas, portanto não deve constar no corpo do artigo informações de autoria.

Ressaltamos que a formatação deve ser seguida desde o preenchimento do formulário.

Formatação

Os trabalhos devem ser digitados seguindo a seguinte norma:

1- Título com todas as letras maiúsculas, centralizado, fonte Tw Cen MT Condensed, tamanho 20;

2- Resumo: em língua do artigo, fonte Tw Cen MT Condensed, tamanho de letra 12 com extensão entre 150 a 300 vocábulos, redigido na terceira pessoa do singular em apenas um parágrafo, com recuo à esquerda e à direita de 1,5 cm (Justificado), contendo tema, problematização, objetivo, justificativa, pressupostos teóricos, metodologia empregada e principais conclusões;

3- PALAVRAS-CHAVE: De 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula; com a primeira letra de cada palavra minúscula;

4- O texto deve ser redigido em fonte Cambria, tamanho da letra 12, espaçamento 1,5 cm entre linhas e parágrafos e espaços duplos entre partes do texto. As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor-data (ADAM, 2008, p. 15) e as referências devem seguir as normas 6023 da ABNT. O texto do artigo poderá ser dividido em seções (não numeradas, em letras maiúsculas e minúsculas e em negrito; Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão) e subseções (não numeradas, em negrito e itálico). A primeira seção sempre será a Introdução. Nesta seção deverão constar os objetivos, hipóteses (quando houver) e a justificativa do trabalho. As citações diretas, com até quatro (04) linhas, deverão ser colocadas entre aspas, no corpo do texto, seguidas da referência em sistema (SOBRENOME, data, p.). Nesse caso, o sobrenome do autor é grafado em caixa ALTA. Os artigos devem conter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, as resenhas no mínimo 5 e no máximo 7 páginas, as entrevistas no mínimo 2 e no máximo 5, as traduções no mínimo 5 e no máximo 10;

5- Citação longa (mais de 4 linhas) deve ser colocada de forma recuada, fonte Cambria, tamanho da letra 10, espaçamento simples, entre linhas e a referência à citação deve seguir o sistema autor-data, como, por exemplo, no final da citação. (ADAM, 2008, p. 15);

6- Para Koch e Elias (2006, p. 107):

Se vier no início, poderá realizar desta forma, ou citando apenas o autor e colocar no final da citação, apenas o ano e a página, conforme segue o modelo para que possam entender, de acordo com as normas da ABNT. (2006, p. 107). 

Organização

A organização dos artigos deve obedecer à seguinte sequência:

1- Título apenas com letra em maiúscula, centralizado, fonte Tw Cen MT Condensed, tamanho 20;

2- Resumo: em língua do artigo, fonte Tw Cen MT Condensed, tamanho de letra 10 com no máximo de 150 a 300 vocábulos, em apenas um parágrafo, contendo tema, problematização, objetivo, justificativa, pressupostos teóricos, metodologia empregada e principais conclusões;

3- PALAVRAS-CHAVE: De 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula; com a primeira letra de cada palavra minúscula;

4- Texto com INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO COM SEUS TÓPICOS (não numerados, em letras maiúsculas e minúsculas e em negrito; e subseções (não numeradas, em negrito e itálico)), CONCLUSÃO;

5- Abstract em língua inglesa (ou poderá também fazer em outra língua como espanhol ou francês, fonte Tw Cen MT Condensed, tamanho de letra 10 com no máximo de 150 a 300 vocábulos, em apenas um parágrafo com recuo à esquerda e à direita de 1,5 cm, contendo: tema, problematização, objetivo, justificativa, pressupostos teóricos, metodologia empregada e principais conclusões.

6- KEYWORDS: De 3 a 5 keywords, separadas por ponto e vírgula, com a primeira letra de cada palavra minúscula;

7- NOTAS: devem ser apresentadas no final da página, após o Abstract, utilizando-se os recursos do Word, letra Tw Cen MT Condensed, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento  no texto.

8- REFERÊNCIAS: Seguindo as normas da ABNT (6023).

A organização dos dossiês deve obedecer à seguinte sequência:

A seção Dossiê aceita submissões de artigos, entrevistas, resenhas e traduções nas cinco línguas cobertas pelo escopo da revista: alemão, espanhol, francês, inglês e português. Os trabalhos submetidos à seção Dossiê devem seguir rigorosamente suas respectivas normas especificadas nas diretrizes para autores. 

A organização das resenhas deve obedecer à seguinte sequência:

1- A resenha deve ter a extensão de 5 a 7 páginas. A resenha também deve conter as seguintes informações na ordem estabelecida: 

- Título da obra resenhada 

Ex: RESENHA DE TÍTULO DA OBRA 

       POR "NOME DO AUTOR" 

- Referência bibliográfica completa da obra resenhada 

Ex: SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Local de publicação: Editora, ano de publicação, número de páginas referentes ao livro. 

- Breve biografia do autor da obra resenhada (10 linhas) 

- Resenha crítica 

2- Formatação textual da resenha: 

  1. Fonte Cambria, tamanho 12
  2. Alinhamento justificado 
  3. Espaçamento de 1,5 cm entre linhas e entre parágrafos e espaçamento de 12 pt. antes e depois. 

A organização das entrevistas deve obedecer à seguinte sequência:

1- Biografia do entrevistado 

- A identificação dos diálogos entre o entrevistado e o entrevistador deve ser feita através das iniciais dos nomes de ambos em negrito e seguidas de dois pontos. 

- Data de realização da entrevista 

2- Formatação textual da entrevista: 

  1. Fonte Cambria, tamanho 12
  2. Alinhamento justificado 
  3. Espaçamento 1,5 cm entre linhas e entre parágrafos e espaçamento de 12 pt. antes e depois 

A organização das traduções deve obedecer à seguinte sequência:

1- A tradução deve conter no máximo dez laudas (para valor de referência, cada lauda possui 1250 caracteres com espaço). O texto original deve ser incluído no mesmo documento após a tradução. O tradutor deve incluir ainda uma análise dos procedimentos tradutórios realizados, que complementam seu projeto de tradução. O documento completo (tradução + original + projeto de tradução) não deve ultrapassar o limite máximo de vinte páginas. A tradução deve conter as seguintes informações na ordem estabelecida:  

2- Título da tradução, centralizado, acrescentado de uma nota de rodapé que especifica o trecho da obra selecionado para ser traduzido, seja ele um capítulo ou um trecho com páginas específicas.

Ex.: TÍTULO DA OBRA     

        DE NOME DO AUTOR DA OBRA ORIGINAL  

        TRADUÇÃO DE NOME DO TRADUTOR  

- Tradução do texto  

- Título da obra original, centralizado, acrescentado de uma nota de rodapé que especifica o trecho da obra selecionado para ser traduzido, seja ele um capítulo ou um trecho com páginas específicas. 

- Autoria da obra original, alinhada à  esquerda da margem 

- Texto original 

- Biografia do autor da obra original (10 linhas) 

- Resumo da obra original (10 linhas) 

- Apresentação do projeto de tradução, explicitando os procedimentos tradutórios aplicados. 

- Referência bibliográfica completa da obra original com indicação do trecho selecionado 

Formatação textual da tradução e do original: 

  1. Fonte Cambria, tamanho 12
  2. Alinhamento justificado (exceto para o título e para a autoria) 
  3. Espaçamento 1,5 cm entre linhas e entre parágrafos e espaçamento de 12 pt. antes e depois 

Condições para submissão:

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A submissão de artigos é gratuita, sendo necessário, apenas, o cadastro na revista.
  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF.
  4. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  5. O texto está em espaço 1,5 cm, usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  8. Os autores se responsabilizam pelo envio dos textos revisados, quer em língua portuguesa quer em língua estrangeira.
  9. A submissão deve conter um documento de análise de plágio gerado automaticamente por um software de identificação de plágio, por exemplo, CopySpider ou DOCxWEB.

Declaração de direito autoral:

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a  Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

CC Atribuição 4.0

Política de privacidade:

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Outro:

Patrocínio da revista

Editora:

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Agência de fomento:

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

A seguir, o link de acesso ao template com as orientações mais específicas sobre a formatação. O autor deverá acessar o template e fazer o dowload do arquivo para a edição:   

Template de Artigo

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.