Estética Moderna em Dois Poemas de Orides Fontela
Palavras-chave:
Orides Fontela; literatura; poesia brasileiraResumo
Este artigo propõe uma análise com foco no que há de modernidade em dois poemas de Orides Fontela (2015), que são “Da poesia” e “Ciclo”, em que foi realizada uma leitura estética voltada para sua estrutura de composição. Autores como Boris Eikhenbaum (1976), Roland Barthes (2004) e Alfonso Berardinelli (2007) foram selecionados para auxiliar a compreensão do tear moderno literário, bem como os estudos de Gustavo Castro (2015), Patrícia Lavelle (2019) e Nathan Matos (2019), que subsidiaram o entendimento acerca da composição estética da poeta em estudo. Esta pesquisa teve como âmago captar como a palavra poética se manifesta inserida no contexto moderno brasileiro, a partir do final do século XX, sobretudo na escrita de Orides Fontela, considerada uma das maiores representantes da Literatura Brasileira desta época. Espera-se que este estudo incentive outros pesquisadores a conhecer e se aprofundar na produção poética da autora paulista, além de contribuir para ampliação do leque de pesquisas sobre a literatura brasileira contemporânea e de autoria feminina.
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