LÍRICA AMOROSA EM LEONARD COHEN
UMA ANÁLISE DE “HEY, THAT’S NO WAY TO SAY GOODBYE”
Palavras-chave:
Leonardo Cohen, Poesia, CançãoResumo
Esse artigo tem por objetivo analisar como a lírica amorosa acontece na letra da canção “Hey, that’s no way to say goodbye" de Leonard Cohen (1999). Ele, além de compositor, foi também autor de livros de poemas e romances, tendo alguns de seus trabalhos literários com tradução no Brasil. Trabalhar com uma letra de seu repertório, nos ajuda a perceber como o recurso lírico ainda exerce influência em poetas modernos. Para isso, os estudos de Adorno (2009), Hamburguer (2007) e Cícero (2017), serão importantes para pensarmos o trabalho do cancionista enquanto poeta. A migração do poeta de livros para a poesia em canções é uma outra questão que será debatida neste trabalho, para isto autores como Antunes (2014) e Moisés (2019) se farão importantes para nossa discussão teórica. Esperamos levantar questionamentos e hipóteses sobre o crescente interesse e debate sobre a escrita poética da letra de canção, como também observar o envolvimento da poesia com a cultura pop e de massa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.