Notas sobre "À Cidade", de Mailson Furtado Origem e Binômio Terra/Mundo
Palavras-chave:
Mailson Furtado; fenomenologia; literatura; poesia brasileiraResumo
O seguinte trabalho tem o intuito de analisar algumas perspectivas da obra “À Cidade”, vencedora do Prêmio Jabuti na edição de 2018, do escritor cearense Mailson Furtado. A intenção surge para demonstrar determinados caracteres estéticos e universalistas acerca dos elementos constitutivos do livro. Para tanto, trata-se de uma apresentação global da obra. Inicia-se a partir da interpretação do título, suas implicações narrativas sobre o decorrer do poema, bem como uma discussão sobre a dualidade de sentidos apresentada pelo mesmo, o que acarreta, inclusive, em sua intraduzibilidade para outras línguas. Em seguida, levantam-se hipóteses sobre como a estética da diagramação, manifestada principalmente nas cores de fontes, estão desde a análise de elementos da diagramação, como título e cores da fonte utilizada retratam perspectivas sobre o movimento inspiracional da obra. Em seguida, disserta-se brevemente sobre como a ideia de temporalidade, e elementos como origem e o binômio Terra/Mundo, sob a conceituação fenomenológica, de Martin Heidegger, influenciam a divisão temática dos capítulos, apresentados sob o modelo de tempos verbais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.