REFLEXÕES SOBRE O FENÔMENO DA COERÊNCIA E DA RECATEGORIZAÇÃO EM ARTIGO DE OPINIÃO À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL
Palavras-chave:
recategorização; coerência; artigo de opinião; Olimpíada de Língua Portuguesa; “O lugar onde vivo”.Resumo
O presente trabalho, pertencente à Linguística Textual (LT), tem como objetivo analisar uma relação possível entre a metarregra de progressão e a recategorização. Essa aproximação trata especificamente do referente “O lugar onde vivo”, em um artigo de opinião redigido para a V edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, evento destinado a estudantes da escola pública, ocorrido no ano de 2016. O referencial teórico adotado, no âmbito da LT, conta com reflexões sobre o fenômeno da coerência, sobretudo das metarregras de coerência presentes em Charolles (1978) e Costa Val (2006), e o da recategorização sob a ótica de Mondada; Dubois (2003), Koch (2009) e Cavalcante; Custódio Filho; Brito (2014). O material de análise fez parte do corpus da pesquisa de mestrado de um dos autores desse trabalho que teve como objetivo a compreensão do processo de recategorização do referente “O lugar onde vivo” em artigos de opinião. A temática adotada pelo estudante, autor do referido artigo foi a “Violência contra a juventude na periferia da cidade de Fortaleza”. O percurso metodológico que envolveu a produção do estudante foi dividido em duas etapas: uma que tratou do estudo do gênero artigo de opinião e a produção do primeiro artigo pelo participante; outra que se pautou no processo de reescrita. No tópico de análise, percebemos o cuidado do estudante com as metarregras de coerência, sobretudo relativo à progressão, bem como um processo de recategorização do referente “O lugar onde vivo” baseado nas desigualdades sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.