REFLEXÕES SOBRE O FENÔMENO DA COERÊNCIA E DA RECATEGORIZAÇÃO EM ARTIGO DE OPINIÃO À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

Autores

Palavras-chave:

recategorização; coerência; artigo de opinião; Olimpíada de Língua Portuguesa; “O lugar onde vivo”.

Resumo

O presente trabalho, pertencente à Linguística Textual (LT), tem como objetivo analisar uma relação possível entre a metarregra de progressão e a recategorização. Essa aproximação trata especificamente do referente “O lugar onde vivo”, em um artigo de opinião redigido para a V edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, evento destinado a estudantes da escola pública, ocorrido no ano de 2016. O referencial teórico adotado, no âmbito da LT, conta com reflexões sobre o fenômeno da coerência, sobretudo das metarregras de coerência presentes em Charolles (1978) e Costa Val (2006), e o da recategorização sob a ótica de Mondada; Dubois (2003), Koch (2009) e Cavalcante; Custódio Filho; Brito (2014). O material de análise fez parte do corpus da pesquisa de mestrado de um dos autores desse trabalho que teve como objetivo a compreensão do processo de recategorização do referente “O lugar onde vivo” em artigos de opinião. A temática adotada pelo estudante, autor do referido artigo foi a “Violência contra a juventude na periferia da cidade de Fortaleza”. O percurso metodológico que envolveu a produção do estudante foi dividido em duas etapas: uma que tratou do estudo do gênero artigo de opinião e a produção do primeiro artigo pelo participante; outra que se pautou no processo de reescrita. No tópico de análise, percebemos o cuidado do estudante com as metarregras de coerência, sobretudo relativo à progressão, bem como um processo de recategorização do referente “O lugar onde vivo” baseado nas desigualdades sociais.

Biografia do Autor

KLEIANE BEZERRA DE SÁ, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - IFCE

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2018); Bolsista CAPES do Programa Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2017); Membro do Grupo de Pesquisa Protexto-UFC (desde 2014).; Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2013); Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal do Ceará (2010); Professora da rede estadual de ensino do estado do Ceará (de 2010 a 2023). Professora EBTT do Instituto Federal do Ceará.

FILIPE FONTENELE OLIVEIRA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - IFCE

Mestre em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2009) e em LETRAS pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Foi professor de Língua Portuguesa - SEDUC/CE (2010-2023). Atualmente leciona no IFCE - campus Sobral. Tem desenvolvido também atividades na área de Educação a Distância. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual.

Downloads

Publicado

2023-12-23