A ESCRITA DE NÓS
O CONCEITO DE ESCREVIVÊNCIA NA OBRA OLHOS D’ÁGUA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Palavras-chave:
Conceição Evaristo, Literatura brasieliraResumo
O presente artigo, de natureza bibliográfica, tem a finalidade de analisar e discutir o conceito de escrevivência na obra “Olhos D’Água” de Conceição Evaristo. A pesquisa é de cunho qualitativo e apresenta o método indutivo. Como embasamento teórico utiliza-se Cuti (2010), Hattnher (2009), Ianni (1988), Rodrigues (2007), dentre outros. Para melhor compreensão leitora, opta-se por dividir o artigo em duas seções. Na primeira, discorre-se sobre o conceito de literatura negro-brasileira. Na segunda seção, trata-se do conceito de escrevivência criado por Conceição Evaristo. Esse conceito é aplicado nos contos de “Olhos D’Água”. Com a realização desse estudo, conclui-se que a escrita de Conceição Evaristo na obra “Olhos D’Água” é imbuída de muita representatividade e resistência. As vivências representam para a escritora uma identidade e uma aceitação das origens afrodescendentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.