Comunicação Oral no Bacharelado em Ciência e Tecnologia: uma Proposta de Intervenção
Palavras-chave:
prática de letramento; gêneros orais; comunicação oralResumo
Nosso objeto de estudo são as relações entre oralidade e letramento em contexto acadêmico, abordando o gênero comunicação oral. Nesta pesquisa, objetivamos propor uma metodologia de trabalho com o gênero comunicação oral numa turma de Análise e Expressão Textual, do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus de Caraúbas-RN, com o intuito de que os alunos o produzam de maneira mais adequada ao contexto. Logo, este trabalho se justifica levando em consideração as observações de Fiad (2011), segundo a qual há uma discrepância entre o letramento dos estudantes ingressantes e o letramento que lhe é exigido pela universidade, que tem suas influências no desenvolvimento da modalidade oral da língua. No tocante aos gêneros orais, a abordagem toma por base as concepções da Linguística de Texto (TRAVAGLIA, 2013) e os estudos relativos ao gênero comunicação oral são tratados embasando-se, inicialmente, na perspectiva de Zani e Bueno (2016), que considera a comunicação oral como gênero público, parcialmente formal, materializado na interface escrita-oral, isto é, que parte de uma escrita, mas concretiza-se ao ser oralizado. No que refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; TRIPP, 2015). Os procedimentos seguidos foram em cinco fases: primeiramente, foi aplicado um questionário de sondagem; a segunda fase consistiu na aula sobre aspectos da oralidade; na terceira fase, o grupo propôs uma atividade dinâmica; na quarta fase, por seu turno, foram aplicados novamente questionários; por fim, na última fase foram as comunicações dos discentes. Os resultados desta pesquisa apontam um avanço nos letramentos acadêmicos, uma vez que 96% dos discentes responderam que já entendem as funções sociais da oralidade na academia, bem como 73% deles reconhecem a importância da exposição oral.
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