A DESCONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO HOMEM CIVILIZADO ATRAVÉS DO PERSONAGEM JOE CARIPUNA EM “MAD MARIA”, DE MÁRCIO SOUZA
Palavras-chave:
Palavras-chave: Mad Maria; Márcio Souza; memória; dessacralização; literatura dessacralizante.Resumo
O presente artigo propõe-se a analisar a representação do personagem indígena Joe Caripuna no romance “Mad Maria” , escrito pelo autor amazonense Márcio Souza e publicado em 1980. Pretende-se investigar os fluxos de memória (individual e coletiva) que são de extrema importância para que a narrativa denuncie a violência, a opressão, o genocídio e a exploração contra os nativos da região amazônica. A partir da denúncia feita pelo personagem indígena, há a dessacralização do colonizador e, consequentemente, do sistema colonial. O personagem também passa por um episódio de extrema violência que gera, como consequência, o seu processo de desconstrução e, posteriormente, a reconstrução da sua identidade. Este artigo tem como fundamentação teórica, em primazia, os autores Maurice Halbwachs (1990) e Márcio Souza (2019), que discutem as noções de desconstrução, memória, cultura e a exploração amazônica. Esta pesquisa contribui para que haja a desmistificação e ressignificação do processo de colonização da Amazônia, assim como a desconstrução da imagem deturpada dos indígenas criada pelos europeus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.