"A Letra A": um Início de Conversa sem Fim sobre Tópicos de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
língua portuguesa; gramática; epilinguística; ensinoResumo
Trata-se de uma abordagem reflexiva sobre gramática, em seus aspectos fonéticos, morfológicos, sintáticos e semânticos, a partir do termo a. O desenvolvimento de aulas acerca de tópicos gramaticais não deve ser ignorado, mas a estratégia para sua inserção suscita abordagens epilinguísticas. Objetiva-se apresentar estratégias que estimulam a curiosidade e a apreensão da língua como objeto vivo, em movimento. A despeito dos avanços da linguística nas metodologias de ensino-aprendizagem, a gramática vem ora sendo ignorada nas salas de aulas, ora abordada sem criticidade. É mister que, compreendendo aspectos atinentes a convenções e a normatizações, os educandos possam refletir sobre a língua portuguesa do Brasil. A partir de experiências didáticas, no transcorrer de duas décadas, e de embasamentos em gramáticos tradicionais como Evanildo Bechara e progressistas como Marcos Bagno (considerado linguista), demonstrar-se-á um rol de discussões plausíveis a se levar a estudantes de anos finais dos anos escolares. Ao ampliar as noções sobre a língua, estimula-se nos discentes o interesse pela disciplina Língua Portuguesa.
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