GRAMÁTICA E PROFESSOR

CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Camila Maria dos Santos Sá Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria Das Doris Moreira de Araújo

Palavras-chave:

Crenças;, Ensino;, Gramática;, Língua Portuguesa.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as crenças dos professores de português sobre a gramática e o seu papel no ensino de Língua Portuguesa, possibilitando uma discussão sobre a formação docente e o ensino. Para a análise dessa temática, foram utilizados como aporte teórico: Antunes (2003, 2007, 2014), Neves (2003), Possenti (1996), Perini (2005), Travaglia (2008) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Posto isso, foi realizada uma pesquisa de campo com cinco professores de português da cidade de Sobral-CE, por meio de um questionário no “Google Forms”, com o intuito de investigar suas crenças sobre o ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Sendo assim, concluiu-se que as crenças enraizadas provém de um ensino arcaico e tradicional que ainda perpetua, hodiernamente, na educação, sendo que no ensino de gramática, há a crença de que o ensino de Língua Portuguesa está pautado no estudo da gramática normativa, por meio da memorização de regras e termos, porém, é necessário que tais crenças sejam desconstruídas, a fim de que haja um estudo efetivo da língua, a qual é viva e diversificada, sendo importante o conhecimento de outras gramáticas além da tradicional, ampliando o conhecimento linguístico e comunicativo dos alunos.

Biografia do Autor

Camila Maria dos Santos Sá, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Pós-graduada em Linguística Aplicada à Educação pela FAVENI. Realizou Curso de Corretor de Redação 2023 pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, além de monitoria na disciplina de Aquisição da Linguagem: Língua Materna e participou do Grupo de Estudo sobre Gêneros Digitais no Ensino de Línguas pela UVA.

Maria Das Doris Moreira de Araújo

É graduada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. É mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É professora assistente do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará - Campus Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (UECE/FECLESC).Possui experiência como professora substituta do curso de graduação em Letras- Habilitação em Língua Portuguesa da Universidade Estadual Vale do Acaraú, do curso de Especialização em Língua Portuguesa da referida universidade e do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), primeira e segunda licenciaturas. Atua nas áreas de Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem e Análise Linguística (ministrando disciplinas, orientando trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, participando de bancas de trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, realizando estudos e dando formação para professores da educação básica). Possui experiência também na educação básica, como professora do Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursinhos pré-vestibular da rede pública e da rede privada, ministrando as disciplinas Gramática e Redação. De outubro 2020 a junho de 2023 foi membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Downloads

Publicado

2024-07-31