O DUOLINGO E O ESTUDANTE DE LINGUAGENS

UM ESTUDO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Pedro Augusto Carneiro Ferreira Faculdade SESI de Educação
  • Paula Cristina Bullio Faculdade SESI de Educação

Palavras-chave:

Duolingo, Aplicativos de idiomas, Formação de professores, Inglês como língua estrangeira

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo reconhecer as motivações e justificativas associadas ao uso do aplicativo de ensino de idiomas Duolingo em graduandos inseridos no contexto do primeiro período de licenciatura em Linguagens pela Faculdade SESI de Educação. Busca-se investigar se as percepções relatadas estão de acordo com os estudos de Leffa (2014), Sataka e Rozenfeld (2021), Bohn e Cruz (2022), entre outros, em que o Duolingo é retratado como um aplicativo dotado de exercícios descontextualizados e repetitivos. Para tanto, adotou-se um estudo de campo, de abordagem qualitativa, onde o instrumento de pesquisa utilizado foi o de entrevista semiestruturada. Através da intersecção dos dados obtidos com a revisão teórica, chegou-se a conclusão de que a maior motivação encontrada para a utilização do Duolingo está em seu caráter gratuito, prático e popular. Contudo, o aplicativo apresenta limitações que dificultam a estabilidade da motivação em longo prazo.

Biografia do Autor

Pedro Augusto Carneiro Ferreira, Faculdade SESI de Educação

Graduando pela Faculdade SESI de Educação (FASESP).

Paula Cristina Bullio, Faculdade SESI de Educação

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), possui graduação em Letras (inglês/português) pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de língua estrangeira; formação de professores; ensino decolonial de língua inglesa. Finalizou em 2016 o projeto de pós-doutorado (2016) intitulado "Code-Switching e as marcas de Subjetividade" sob supervisão da Profa. Dra. Ester Scarpa no IEL/Unicamp - SP. Atualmente é Coordenadora e Docente do curso de Linguagens da Faculdade Sesi de Educação onde coordena o Centro de Línguas e a Internacionalização da instituição.

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Publicado

2024-07-31