O DUOLINGO E O ESTUDANTE DE LINGUAGENS
UM ESTUDO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Duolingo, Aplicativos de idiomas, Formação de professores, Inglês como língua estrangeiraResumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo reconhecer as motivações e justificativas associadas ao uso do aplicativo de ensino de idiomas Duolingo em graduandos inseridos no contexto do primeiro período de licenciatura em Linguagens pela Faculdade SESI de Educação. Busca-se investigar se as percepções relatadas estão de acordo com os estudos de Leffa (2014), Sataka e Rozenfeld (2021), Bohn e Cruz (2022), entre outros, em que o Duolingo é retratado como um aplicativo dotado de exercícios descontextualizados e repetitivos. Para tanto, adotou-se um estudo de campo, de abordagem qualitativa, onde o instrumento de pesquisa utilizado foi o de entrevista semiestruturada. Através da intersecção dos dados obtidos com a revisão teórica, chegou-se a conclusão de que a maior motivação encontrada para a utilização do Duolingo está em seu caráter gratuito, prático e popular. Contudo, o aplicativo apresenta limitações que dificultam a estabilidade da motivação em longo prazo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.