FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTES

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA

Autores

  • Bárbara da Franca Alencar Universidade Estadual do Ceará
  • Suelene Silva Oliveira Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

iniciação docente, formação humanizada, aulas de português

Resumo

O presente trabalho evidencia uma experiência de iniciação à docência, promovida pelo Laboratório Misto (Pesquisa, Extensão e Ensino)  Linguagem e Cognição - LINC, projeto de extensão vinculado ao curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A prática docente, vivenciada por alunas-estagiárias advindas das disciplinas de Estágio Supervisionado Obrigatório em Língua Portuguesa, proporcionou momentos de estudos e atividades preparatórias para a realização de concursos públicos, especialmente de nível médio, a alunas pertencentes à Associação Lua Rosa, que se destaca por ações de apoio a mulheres diagnosticadas com câncer de mama e tem como um de seus principais projetos o “Eixo Empodera Lua”, que busca empoderar as associadas por meio de formações e capacitações. As aulas aconteceram de forma virtual, no segundo semestre de 2023, orientadas e coordenadas por uma professora da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório em Língua Portuguesa. Tendo em vista que as aulas de estágio se resumem, muitas vezes, a cumprir uma carga horária determinada pelo curso, a experiência de formação e atuação docentes busca sensibilizar os alunos para uma prática docente mais humanizada e produtiva, voltada ao social, e para além dos muros da universidade. Alicerçadas em pressupostos teóricos, com ênfase para Brandão (1981) e Freire (1999, 2000), que ressaltam sobre a importância do fazer docente se constituir sempre numa possibilidade de humanização, as atividades apresentaram conteúdos de língua portuguesa, numa abordagem crítica, reflexiva e contextualizada.

Biografia do Autor

Bárbara da Franca Alencar, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Letras/Português - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Participou do Projeto de Extensão Clube de Leitura - Hora da Novela (2019) como monitora voluntária e mediadora. Participou como bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa "Educação Literária e Formação de Leitores: A BNCC e o Papel do Curso de Letras" (2020-2021). Participa do Laboratório Misto (Pesquisa, Extensão e Ensino) de Linguagem e Cognição (LINC), realizando plantões de redação em escolas da rede pública de ensino de Fortaleza e como professora-estagiária voluntária no eixo de formação da Associação Lua Rosa.

Suelene Silva Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1993), especialização em Leitura e Escrita (1996), mestrado (2001) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, onde, atualmente, realiza estágio pós-doutoral. Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta K do Curso de Letras, Vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras) e coordenadora do Laboratório Misto, Pesquisa e Extensão, de Linguagem e Cognição (LINC). Membro do Grupo PROTEXTO e GELP/COLIN, ambos da UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente com temáticas que envolvem o ensino de compreensão leitora e de produção textual.

Downloads

Publicado

2024-07-31