LITERATURA, TECNOLOGIA E ENSINO
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DA FERRAMENTA PADLET PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA LITERATURA
Palavras-chave:
tecnologia, Ensino de Língua estrangeira, Literatura, Formação de professoresResumo
Esta pesquisa surge da importância de compreender os avanços da ciência e tecnologia na área da educação, considerando a capacidade desses progressos em proporcionar uma nova perspectiva ao ambiente de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa por meio do uso de computadores, smartphones e aplicativos. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é trazer uma reflexão sobre o papel docente na implementação de novas estratégias que aproximem os estudantes do ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Para isso, autores como Kalinke (1999), Cosson (2006), Lima (2015), Silva (2021), entre outros, foram explorados para embasar teoricamente o estudo. Para a condução da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa-descritiva, na forma de estudo de caso, para investigar o uso de literatura para o ensino de língua inglesa por meio da tecnologia, com alunos do ensino médio em uma escola pública situada no município de Forquilha – CE. Para a análise do trabalho, foram selecionados comentários desses alunos realizados por meio da ferramenta digital Padlet . Esses comentários foram analisados, levando em consideração o relato dos alunos sobre as obras lidas, alinhado às suas experiências em relação à plataforma apresentada com o uso de literatura para o ensino de inglês. Foi possível concluir que existem diversas vantagens ao utilizar ferramentas tecnológicas e literatura em sala de aula na disciplina de Língua Inglesa, tais como motivação, aquisição da língua, desenvolvimento de habilidades e estímulo ao conhecimento de outras culturas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Livia Nayda Mendes Loiola, ´´Italo Alves Pinto de Assis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.