DO JORNAL À SALA DE AULA
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E GESTÃO DE PONTO DE VISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Argumentação, Ponto de vista, Responsabilidade enunciativa, EnsinoResumo
Pensando em uma perspectiva educacional e tecnológica, este estudo busca discutir o uso de manchetes jornalísticas como proposta de análise e ensino de gêneros do discurso argumentativo, como o debate e o texto dissertativo-argumentativo, na educação básica. Teoricamente, ele se ampara em estudos da Linguística Textual (ADAM, 2020; CAVALCANTE, 2022) e enunciativos (RABATEL, 2017; MONTE, 2023), bem como em propostas educacionais da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), de modo a repensar o uso de estratégias linguístico-discursivas e multissemióticas voltadas ao ensino da argumentação. O estudo descritivo/exploratório problematiza o ensino de elementos enunciativos e argumentativos como proposta de reflexão sobre temas de interesse social, a partir de sua materialização em textos produzidos no Ensino Médio. A análise dos dados da pesquisa indicou usos argumentativos diferenciados após as aplicações didáticas e debates das manchetes jornalísticas sobre o “veto dos absorventes” em sala de aula. Os textos produzidos pelos alunos sinalizam um uso diversificado e reflexivo das práticas argumentativas e do gerenciamento do ponto de vista, particularmente no que se refere às posturas enunciativas nos textos produzidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.