DO JORNAL À SALA DE AULA
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E GESTÃO DE PONTO DE VISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Argumentação, Ponto de vista, Responsabilidade enunciativa, EnsinoResumo
Pensando em uma perspectiva educacional e tecnológica, este estudo busca discutir o uso de manchetes jornalísticas como proposta de análise e ensino de gêneros do discurso argumentativo, como o debate e o texto dissertativo-argumentativo, na educação básica. Teoricamente, ele se ampara em estudos da Linguística Textual (ADAM, 2020; CAVALCANTE, 2022) e enunciativos (RABATEL, 2017; MONTE, 2023), bem como em propostas educacionais da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), de modo a repensar o uso de estratégias linguístico-discursivas e multissemióticas voltadas ao ensino da argumentação. O estudo descritivo/exploratório problematiza o ensino de elementos enunciativos e argumentativos como proposta de reflexão sobre temas de interesse social, a partir de sua materialização em textos produzidos no Ensino Médio. A análise dos dados da pesquisa indicou usos argumentativos diferenciados após as aplicações didáticas e debates das manchetes jornalísticas sobre o “veto dos absorventes” em sala de aula. Os textos produzidos pelos alunos sinalizam um uso diversificado e reflexivo das práticas argumentativas e do gerenciamento do ponto de vista, particularmente no que se refere às posturas enunciativas nos textos produzidos.