DO JORNAL À SALA DE AULA

ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E GESTÃO DE PONTO DE VISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Evandro de Melo Catelão Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Amanda Bueno de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mayara Ferreira de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Argumentação, Ponto de vista, Responsabilidade enunciativa, Ensino

Resumo

Pensando em uma perspectiva educacional e tecnológica, este estudo busca discutir o uso de manchetes jornalísticas como proposta de análise e ensino de gêneros do discurso argumentativo, como o debate e o texto dissertativo-argumentativo, na educação básica. Teoricamente, ele se ampara em estudos da Linguística Textual (ADAM, 2020; CAVALCANTE, 2022) e enunciativos (RABATEL, 2017; MONTE, 2023), bem como em propostas educacionais da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), de modo a repensar o uso de estratégias linguístico-discursivas e multissemióticas voltadas ao ensino da argumentação. O estudo descritivo/exploratório problematiza o ensino de elementos enunciativos e argumentativos como proposta de reflexão sobre temas de interesse social, a partir de sua materialização em textos produzidos no Ensino Médio. A análise dos dados da pesquisa indicou usos argumentativos diferenciados após as aplicações didáticas e debates das manchetes jornalísticas sobre o “veto dos absorventes” em sala de aula. Os textos produzidos pelos alunos sinalizam um uso diversificado e reflexivo das práticas argumentativas e do gerenciamento do ponto de vista, particularmente no que se refere às posturas enunciativas nos textos produzidos.

Biografia do Autor

Evandro de Melo Catelão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2013) e Pós-Doutor em Linguística Textual pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2017). Professor do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Curitiba, onde também atua como Professor no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Como membro do Grupo de Pesquisa PROTEXTO (UFC).

Amanda Bueno de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Amanda Bueno de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Letras Português pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Mayara Ferreira de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mentranda em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

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Publicado

2024-07-31