AS CANÇÕES “PERDOA”, “LO SIENTO”, “SORRY” E “PLEASE FORGIVE ME”
A FORMAÇÃO DISCURSIVA DO AMOR COMO ARREPENDIMENTO
Palavras-chave:
Discurso de amor, Formação discursiva, ArrependimentoResumo
Neste artigo, tem-se por objetivo analisar as regularidades linguísticas, textuais e enunciativas do discurso de amor que se manifesta pela formação discursiva do arrependimento. Para tanto, tomam-se os textos de seis canções em língua portuguesa, em língua espanhola e em língua inglesa como corpus da pesquisa. Os textos das canções e as informações adicionais sobre cada uma em particular foram encontrados pelo mecanismo de buscas da empresa Google, na internet, utilizando-se das seguintes chaves de busca: “canção Perdoa”, “canção Lo siento”, “Canção Sorry” e “canção Please forgive me”. Os resultados das buscas apontaram para um conjunto de canções de mesmo título, em cada língua respectiva. Para a análise de tais canções, foram abordadas as bases teóricas e metodológicas da Análise do Discurso materialista, considerando-se os trabalhos de Orlandi (1990) e Michel Pêcheux (1997), em suas teorizações sobre o discurso de amor (Orlandi, 1990), o conceito de formação discursiva, a concepção de processo discursivo e a noção de sujeito ideológico (Pêcheux, 1997). Como conclusões, dos textos analisados foram elencados os traços dessa formação discursiva, que se repetem sistematicamente como regularidades linguísticas, textuais e enunciativas nas canções que tematizam o amor como arrependimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adelino Pereira dos Santos, Clécia Veronica Santos de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.