DA LEITURA LITERÁRIA AO LETRAMENTO LITERÁRIO
UM DESAFIO ESCOLAR
Palavras-chave:
leitura literária; recepção; letramento literário; mediação.Resumo
Este artigo apresenta algumas das complexas questões que envolvem a tarefa de pensar, organizar e implementar a leitura literária e o estabelecimento concreto de práticas de letramento literário junto aos jovens leitores do ensino fundamental II. Para tanto, apoia-se nas práticas de modelo recepcional e na importância da subjetividade para um processo mediativo eficaz e contundente. A partir de uma experiência prática com recontos latino-americanos de contos tradicionais, constrói-se uma relação de afeto e leitura que transcendem as fronteiras escolares. Essa experiência não só ressignifica a leitura desses jovens em formação como também os inicia na arte da palavra literária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabiana da Silva Bragança Oliveira, Fani Tabak

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.