DA LEITURA LITERÁRIA AO LETRAMENTO LITERÁRIO

UM DESAFIO ESCOLAR

Autores

  • Fabiana da Silva Bragança Oliveira Escola Estadual Aurélio Chaves
  • Fani Miranda Tabak Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

leitura literária; recepção; letramento literário; mediação.

Resumo

Este artigo apresenta algumas das complexas questões que envolvem a tarefa de pensar, organizar e implementar a leitura literária e o estabelecimento concreto de práticas de letramento literário junto aos jovens leitores do ensino fundamental II. Para tanto, apoia-se nas práticas de modelo recepcional e na importância da subjetividade para um processo mediativo eficaz e contundente. A partir de uma experiência prática com recontos latino-americanos de contos tradicionais, constrói-se uma relação de afeto e leitura que transcendem as fronteiras escolares. Essa experiência não só ressignifica a leitura desses jovens em formação como também os inicia na arte da palavra literária.

 

Biografia do Autor

Fabiana da Silva Bragança Oliveira, Escola Estadual Aurélio Chaves

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em 2023, com graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade de Uberaba em 2016. Atualmente, exerce a função de professora de Educação Básica nas Redes Estadual e Municipal, desempenhando também o papel de Professora Formadora junto à Casa do Educador. Sua experiência está concentrada na área de Letras, com foco em Estudos Literários e formação docente. Em 218 recebeu o título de Professora Destaque por suas contribuições para a Educação no município de Uberaba. Participa do Grupo de Pesquisa do CNPq Leitura literária e a formação do leitor.

Fani Miranda Tabak, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fani Miranda Tabak

Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, do Departamento de Estudos Literários. Sua pesquisa desde o doutorado possui ênfase nos estudos de narrativa poética, historiografia e gênero, tendo sido professora convidada durante o ano de 2014-2015 na University of Nottingham, no Reino Unido.  Seus interesses envolvem o estudo da participação política e autoria feminina no século XIX e XX, sobretudo em corpus não canônico. Possui mais de uma dezena de publicações nessa área nos últimos anos, em revistas e livros da área.

Nos últimos anos agregou ao interesse dos estudos de autoria feminina pesquisas que envolvem o trato da educação literária para a formação de jovens leitores e a reavaliação dos métodos e conteúdo do ensino literário na escola. Desse interesse resultaram uma dezena de publicações em revistas e livros da área.

Orientou mais de 78 pesquisas entre a graduação e a pós-graduação.

Participou de eventos nacionais e internacionais e possui pesquisas em revistas internacionais.

Foi bolsista de produtividade.

Coordena o Departamento de Estudos Literários (UFTM)

Coordena como substituta o Programa de Mestrado Profissional (Profletras)

Coordena o Núcleo de Ensino de Línguas- ISF

É editora chefe da Revista Intertexto

 Coordenou os cursos de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Coordenou o Gt Mulher e Literatura da Anpoll

Downloads

Publicado

2024-12-27