NOVAS FORMAS DE INFLUENCIA
O ALGORITMO DO TIKTOK COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO E NA SELETIVIDADE LITERÁRIA NOS ADOLESCENTES
Palavras-chave:
Algoritmo; TikTok; Seletividade literária; Influência; Literatura.Resumo
Este artigo investiga o impacto do TikTok na formação literária dos adolescentes de 14 a 18 anos em contexto de ensino médio, visando analisar a relevância das trends na seletividade literária em adolescentes, estabelecer os impactos relacionados à identificação do leitor com obras literárias recomendadas pelo TikTok e a sua influência na restrição ou não da formação leitora crítica dos jovens brasileiros. Para isso, a pesquisa foi baseada nos argumentos de Lajolo e Zilberman (1998), Lévy (1999), Santaella (2013), Ribeiro (2022) e nas pesquisas do do Instituto Pró-Livro dos anos 2019 e 2022. Na metodologia, usou-se uma abordagem quantitativa-qualitativa, pois não se limitou a agregar teorias, mas também captou o levantamento próprio de dados a partir da pesquisa elaborada pelas autoras, por meio de um formulário online destinado para o público da faixa etária pré-estabelecida, como também houve a comparação com os dados da pesquisa do Instituto. Como conclusão, observou-se que houve o entendimento sobre as estratégias empregadas pelo TikTok para influenciar os adolescentes no âmbito da formação literária e, consequentemente, na formação literária desses de forma a exercer o potencial crítico à proporção que os usuários da plataforma identificam-se com as obras recomendadas, por meio da análise da relevância das trends do TikTok na seletividade literária em adolescentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yasmim Dourado de Carvalho, Júlia Sampaio Silva, Maria das Dores Nogueira Mendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.