ARGUMENTAÇÃO NO GÊNERO SEMINÁRIO:

NOÇÕES ELEMENTARES SOB A PERSPECTIVA DO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Edmar Peixoto de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Anadja Jeane da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-4022-8539
  • Jessica Rayane Marinho Felix Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Hilma Liana Soares Garcia da Silva Secretaria do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

princípios argumentativos; aspectos organizacionais; seminário; livro didático.

Resumo

O seminário, muitas vezes, é compreendido como um gênero pertencente, apenas, ao ambiente universitário; no entanto, o livro didático (LD) revela a necessidade também de se discutir o tema na Educação Básica, uma vez que essa ação desponta, inclusive, como uma atividade avaliativa em diversos espaços estudantis. Nesse sentido, esta investigação objetiva analisar os aspectos argumentativos que envolvem a organização do gênero seminário no Ensino Médio e se propõe a responder os seguintes questionamentos: de que modo esse gênero é tratado na Educação Básica? e quais estratégias são evidenciadas no LD, quando orienta o aluno no processo de organização do seminário? Metodologicamente, o presente estudo elege como foco analítico a obra intitulada Se liga na língua vol. 2. E, como referencial teórico, fundamenta-se nos pressupostos defendidos por Bakhtin (1997), Marcuschi (2004), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Schneuwly e Dolz (2011), Koch e Elias (2017), entre outros estudiosos. Do ponto de vista das análises, o LD revela que o seminário: i) faz parte das diversas atividades educacionais; ii) tende a influenciar a audiência sobre a defesa de posicionamentos, portanto, necessita do uso de estratégias argumentativas e iii) instiga a adequação da língua. Diante desses dados, a presença do gênero na Educação Básica figura como uma prática importante no processo de formação estudantil, considerando, sobretudo, a relevância das ações de planejar a atividade, de organizar, sistematizar e sequenciar os conhecimentos, assim como, de viabilizar o engajamento dos alunos envolvidos na construção e exposição do seminário escolar.

Biografia do Autor

Anadja Jeane da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Jessica Rayane Marinho Felix, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Hilma Liana Soares Garcia da Silva, Secretaria do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Downloads

Publicado

2022-08-18