ESTUDO RETÓRICO DA SEÇÃO “CONSIDERAÇÕES FINAIS” DE ARTIGOS ACADÊMICOS PRODUZIDOS POR PESQUISADORES PORTUGUESES DA ÁREA DE SECRETARIADO/ASSESSORIA

Autores

  • Eduardo Cesar Pereira Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp
  • Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Palavras-chave:

Artigo acadêmico, Considerações Finais, Organização retórica, Pesquisadores portugueses, Secretariado/Assessoria

Resumo

Este artigo analisa a organização retórica da seção “considerações finais” de artigos acadêmicos, produzidos por pesquisadores portugueses da área disciplinar de secretariado/assessoria. Para tanto, recorremos a Swales (1990, 1992, 2004), Motta-Roth e Hendges (2010), dentre outros autores, no que diz respeito ao suporte teórico. Quanto à metodologia, trata-se de uma investigação exploratória nos objetivos, indutiva no método empregado, qualitativa na abordagem dada ao problema e bibliográfica na técnica de coleta de dados. Como principais resultados, descobrimos que os textos apresentam os seguintes movimentos retóricos: (a) Recapitulação dos aspectos introdutórios da pesquisa; (b) Destaques nas contribuições à pesquisa e (c) Indicação de desdobramentos a partir da pesquisa realizada. E como passos retóricos: Retomada do objetivo da pesquisa; Contextualização da pesquisa; Recuperação da questão de pesquisa; Apresentação de descobertas/resultados da pesquisa; Apresentação das implicações dos resultados da pesquisa para a área; Indicação de recomendações de estudos futuros e Apontamentos relativos às limitações da pesquisa. Desse modo, acreditamos que este estudo cumpriu seu papel, à medida que mapeou os movimentos e passos retóricos dos artigos acadêmicos produzidos por pesquisadores portugueses.

Biografia do Autor

Eduardo Cesar Pereira Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp), Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional Uninter, Especialista em Ensino de Língua Espanhola e sua História pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Licenciando em Letras Espanhol na Universidade Estácio de Sá (Estácio). Secretário Executivo (SRTE/SP 50423/2015) e Técnico em Secretariado (SRTE/MG 2214/2010). Faz parte do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Secretariado - GPISEC (CNPq/UFS) e do Grupo de Pesquisa Estudos do Léxico: descrição e ensino (CNPq/Unesp). É membro das seguintes entidades: Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), Associação Ibero-americana de Linguística Aplicada (AIALA), Rede Ibero-americana de Terminologia (RITerm), Asociación Latinoamericana de Estudios de la Escritura en Educación Superior y Contextos Profesionales (ALES) e da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP). É Editor Geral da Connection Scientific Journal (CSJ), periódico eletrônico da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). 

Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduada em Letras Português/Francês e Literaturas; Mestre; Doutora e Pós-Doutora em Linguística (Universidade Federal do Ceará - UFC); Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira - UNINTER (Polo Macapá/AP). Exerceu o Magistério superior (DE) na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lecionando Francês (cursos Letras; Secretariado Executivo)/ Português (cursos Administração; Ciências Biológicas; Geografia; Letras e Secretariado Executivo) e Literatura Francesa (curso Letras/PARFOR). Atua no curso de Letras e no PARFOR da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA, Sobral - CE), além do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integra os Grupos de pesquisa: GESLA/SOCIOLIN-CE e Línguas Histórias (CNPq/UFC) e é líder do Grupo de Estudos Francês e Português Língua Estrangeira e Materna (GREFPLEM-CNPq)/UVA-CE. Ministrou aulas de Francês no NUCLE da UVA. Coordena o Grupo de Estudo FLEUVA (Francês Língua Estrangeira da Universidade Estadual Vale do Acaraú).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-07-07