LEITURA DE PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
DIFICULDADES E CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A ESCRITA ACADÊMICA
Palavras-chave:
Proposta de produção textual, leitura, escrita acadêmica, estratégias de leituraResumo
Reconhecendo-se as propostas de produção textual como textos importantes na atividade social de seleção para ingresso no mundo acadêmico-científico de ensino superior, defende-se aqui a necessidade de o aluno do ensino básico familiarizar-se com os aspectos constituintes desse tipo de texto. Por essa razão, parte-se do princípio de que a escrita acadêmica deve ser desenvolvida considerando-se a sua estreita interrelação com a leitura e a interação do professor com os alunos nas atividades de leitura. Tendo isso em mente, o objetivo do presente artigo é investigar as dificuldades atinentes à leitura de propostas de produção textual, propondo-se oficinas de leitura e de escrita com foco nas dificuldades identificadas. Com base principalmente nas estratégias de leitura apontadas por Solé (1998) e no sociointeracionismo de Vigotski (2007), desenvolveu-se uma pesquisa a partir da aplicação de uma avaliação diagnóstica com alunos de 9º ano de uma escola pública do município de Maranguape (CE) visando identificar como as dificuldades relacionadas à leitura de propostas de produção textual podem influenciar a escrita no contexto escolar e acadêmico requerida nas mais variadas situações de aprendizagem apresentadas desde as aulas de Língua Portuguesa até as demais aulas do Ensino Superior. Trata-se de um recorte de um estudo mais amplo que aqui apresenta possíveis caminhos para as atividades escolares orientadas pela interrelação entre a leitura e a escrita.
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