LEITURA DE PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL

DIFICULDADES E CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A ESCRITA ACADÊMICA

Autores

  • Antonio Vinâncio dos Santos Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Palavras-chave:

Proposta de produção textual, leitura, escrita acadêmica, estratégias de leitura

Resumo

Reconhecendo-se as propostas de produção textual como textos importantes na atividade social de seleção para ingresso no mundo acadêmico-científico de ensino superior, defende-se aqui a necessidade de o aluno do ensino básico familiarizar-se com os aspectos constituintes desse tipo de texto. Por essa razão, parte-se do princípio de que a escrita acadêmica deve ser desenvolvida considerando-se a sua estreita interrelação com a leitura e a interação do professor com os alunos nas atividades de leitura. Tendo isso em mente, o objetivo do presente artigo é investigar as dificuldades atinentes à leitura de propostas de produção textual, propondo-se oficinas de leitura e de escrita com foco nas dificuldades identificadas. Com base principalmente nas estratégias de leitura apontadas por Solé (1998) e no sociointeracionismo de Vigotski (2007), desenvolveu-se uma pesquisa a partir da aplicação de uma avaliação diagnóstica com alunos de 9º ano de uma escola pública do município de Maranguape (CE) visando identificar como as dificuldades relacionadas à leitura de propostas de produção textual podem influenciar a escrita no contexto escolar e acadêmico requerida nas mais variadas situações de aprendizagem apresentadas desde as aulas de Língua Portuguesa até as demais aulas do Ensino Superior. Trata-se de um recorte de um estudo mais amplo que aqui apresenta possíveis caminhos para as atividades escolares orientadas pela interrelação entre a leitura e a escrita.

Biografia do Autor

Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2003). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no Campus Fortaleza, tem especialização no Ensino de Literatura Brasileira pela UECE (2005), no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Farias Brito (2007), Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino pela FALE/UFMG (2022), Mestrado (2011) e Doutorado (2017) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), concentra-se sobre os estudos da argumentação e da Teoria Semiolinguística e é membro do grupo de Pesquisa Protexto da UFC.

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Publicado

2025-07-07