MOBILIZAÇÃO DO PATHOS:

A SELEÇÃO LEXICAL PARA CONVENCER E/OU PERSUADIR

Autores

  • Glaucia Peçanha Alves UFMG

Palavras-chave:

argumentação; emoção; notícia.

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a argumentação, entretanto em uma perspectiva ampliada para além de um tipo textual, sem considerar somente os textos que se organizam por sequência argumentativa dominante. Tem por objetivo analisar, em uma notícia, a mobilização do pathos por meio da seleção lexical a fim de evidenciar os efeitos de sentido gerados nas construções discursivas que visam a convencer e/ou persuadir os leitores. O trabalho justifica-se pelo entendimento de que a argumentação pode, também, ser efetuada através do pathos, das emoções, das paixões, inclusive em textos do gênero notícia, que se pretende neutro e busca expor um efeito discursivo de objetividade. E acredita-se que este artigo adquire relevância acadêmica por buscar refletir sobre os efeitos de sentido gerados pela seleção lexical. Na fundamentação teórica, partiu-se do pressuposto de que a argumentação é uma dimensão inerente a todo o discurso. A abordagem a ser desenvolvida encontra suporte nos estudos de autores como Aristóteles (1998), Plantin (1996), Amossy (2007, 2011, 2020), Mosca (2004, 2006), Fiorin (2012, 2015), Antunes (2003, 2012) e outros. Do ponto de vista metodológico, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa em que foi analisada uma notícia publicada no jornal Diário de Pernambuco. A análise permitiu constatar que a seleção lexical pode mobilizar o pathos a fim de convencer e/ou persuadir. E isso evidencia a força e o direcionamento argumentativo do discurso.

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Publicado

2022-08-18