Palavras-chave:
Ensino de língua inglesa, Educação profissional e tecnológica, Historiografia
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o percurso sócio-histórico do ensino de língua inglesa no Brasil até sua adoção na educação profissional e tecnológica do Ceará. É derivado de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), da instituição associada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Fizemos pesquisa documental nos arquivos históricos do IFCE campus Fortaleza e análises sócio-históricas a partir dos conceitos de imperialismo linguístico, hegemonia, discurso e poder segundo os teóricos Phillipson (1992), Fairclough (2001) e Teun van Dijk (2023). Identificamos que o ensino de língua inglesa foi adotado em 1961 na Escola Industrial de Fortaleza, institucionalidade do IFCE à época. Assim, constatou-se que os primeiros 52 anos de existência da rede federal de educação profissional e tecnológica no Ceará não contaram com o ensino de língua inglesa nos currículos dos cursos ofertados pela instituição. Até então, o propósito educacional da escola nesse primeiro meio século não justificava a instrução de línguas estrangeiras.
Biografia do Autor
Renan Gomes Rebouças, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Renan Gomes Rebouças é graduado em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Ceará. Possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Uni7. Atualmente é mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – do IFCE campus Fortaleza, onde desenvolve a pesquisa intitulada "O ensino de língua inglesa no IFCE: o percurso sócio-histórico para sua adoção a partir da Escola Industrial de Fortaleza". Atua como professor de língua inglesa desde 2004. Coordenou cursos livres de idiomas na cidade de Fortaleza. Lecionou língua inglesa em escolas privadas de ensino médio nas cidades de Fortaleza e Quixadá. Atua como professor efetivo de língua inglesa no IFCE desde 2019, no campus Ubajara, onde também já coordenou o curso técnico subsequente em alimentos, a coordenação técnico-pedagógica – CTP – e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI.
Francisco José Alves de Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Eu tenho formação técnica em telecomunicações (1988, ETFCE - atual IFCE), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado (1998, Lab. Linse) e doutorado (2008, Lab. GPqCom) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Eu sou professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (antigo CEFET-Ce) desde 1994. Fui professor nos cursos de Engenharia Eletrônica e Eng. de Telecomunicações da Universidade de Fortaleza (Unifor), de 2000 a 2003. Tenho experiência na área de pesquisa e ensino em Engenharia Elétrica, com ênfase em filtros lineares, eletrônica, métodos numéricos e processamento digital de sinais. Atuo principalmente nos seguintes temas: simulação de sistemas de telecomunicações, eletrônica analógica e digital, filtros ativos e filtragem adaptativa. Ministra aulas de métodos numéricos, processamento digital de sinais, sistemas lineares, eletricidade, eletrônica analógica, metodologia científica, sistema de comunicação, sistemas lineares e equações diferenciais nos cursos de Eng. de Telecomunicações, Eng. de Computação e Tecnólogo em Telemática. Fui o professor responsável pela disciplina de monografia no curso de Telemática por vários semestres. Também tenho experiência no ensino técnico de nível médio (telecomunicações, eletrotécnica e informática), além de orientação de iniciação científica. Na área administrativa já atuei como coordenador de curso de graduação (Eng. de Computação) e como Chefe de Departamento do Departamento de Telemática (jan/2011 a fev/2013) do IFCE - Campus Fortaleza. Atualmente, também sou professor de mestrado no programa PPGET - IFCE e fui coordenador deste programa até fev/2021. Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) - polo IFCE. Eu mantenho um blog (http://alfanumericus.blogspot.com.br/) sobre temas diversos desde 2009. Eu sou professor titular no IFCE desde outubro de 2015. Também sou professor do ProfEPT (mestrado profissional em Ensino). Já tenho 10 orientações de mestrado concluídas.