BREVE HISTORIOGRAFIA DOS ESTUDOS SEMIÓTICOS DA GESTUALIDADE NO BRASIL
Palavras-chave:
Gestualidade, Semiótica, Linguagem gestual, Comunicação gestual, Representação gestualResumo
Neste trabalho é apresentada uma narrativa historiográfica sobre a recepção do conceito de gestualidade pela semiótica de linha francesa, no Brasil. O objetivo é compreender como se deu a periodização deste conceito no país considerando cada uma de suas manifestações sugeridas por Greimas e Courtés (1979) — textos gestuais, sistema de signos e linguagem somática. Apesar de ter sido um estudo inicial, os resultados apontam que pouco foi, até então, publicado a respeito do conceito de gestualidade, devido a fatores internos e externos, o que não impediu, contudo, seu reconhecimento em âmbito nacional como uma semiótica linguística competente para se manifestar enquanto texto. Isto evidencia, por sua vez, os diversos grupos de trabalho que tem sido desenvolvidos e ampliados em torno da temática, podendo resultar, não agora, mas muito em breve, em um grupo de especialidade para o estudo do texto sinalizado a partir do escopo da semiótica de linha francesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.