CURADORIA DE INFORMAÇÕES NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Palavras-chave:
autoria docente, dialogismo, curadoria digital, letramento crítico, inteligência artificialResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o papel da curadoria de informações na elaboração de recursos pedagógicos mediados por inteligência artificial, com foco na produção de recursos para o ensino de Língua Portuguesa. Como aporte teórico, recorremos a Bakhtin (2016), pois o enunciado concreto é situado no espaço-tempo, atravessado por vozes sociais, ideologias e intencionalidades, o que exige responsividade ativa do sujeito que o recebe, assim como a Volóchinov (2018), além disso, ao postulados dos multiletramentos do Grupo de Nova Londres como apresenta Rojo e Barbosa (2015). Vale ressaltar que, embora as ferramentas de IA generativa ofereçam praticidade e inovação na criação de conteúdos, elas apresentam limitações quanto à veracidade das informações, à adequação pedagógica dos materiais produzidos e à ausência de intencionalidade educativa consciente. Por isso, faz-se necessária uma postura crítica do professor, sobretudo, ao criar seus recursos por meio dela. Como caminho metodológico, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada em estudos sobre dialogismo, autoria, letramento informacional, ética digital e multiletramentos, destacando o professor como agente central no processo de validação, recontextualização e adaptação crítica das produções automatizadas. Para tanto, realiza-se uma análise documental de exemplos de recursos gerados por IA, com identificação de falhas conceituais, estruturais e discursivas que poderiam comprometer o processo de ensino e aprendizagem caso não fossem devidamente curadas. Por fim, os resultados evidenciam que a mediação humana, sustentada pelo domínio teórico-metodológico, pela escuta ativa e pelo olhar pedagógico do docente, é essencial para assegurar a qualidade, a coerência e a pertinência dos materiais utilizados em sala de aula.
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