CURADORIA DE INFORMAÇÕES NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Manuel Alexandre Silva Candido Secretaria Municipal de Educação de Itapipoca
  • Cleyton Paes Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

autoria docente, dialogismo, curadoria digital, letramento crítico, inteligência artificial

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel da curadoria de informações na elaboração de recursos pedagógicos mediados por inteligência artificial, com foco na produção de recursos para o ensino de Língua Portuguesa. Como aporte teórico, recorremos a Bakhtin (2016), pois o enunciado concreto é situado no espaço-tempo, atravessado por vozes sociais, ideologias e intencionalidades, o que exige responsividade ativa do sujeito que o recebe, assim como a Volóchinov (2018), além disso, ao postulados dos multiletramentos do Grupo de Nova Londres como apresenta Rojo e Barbosa (2015). Vale ressaltar que, embora as ferramentas de IA generativa ofereçam praticidade e inovação na criação de conteúdos, elas apresentam limitações quanto à veracidade das informações, à adequação pedagógica dos materiais produzidos e à ausência de intencionalidade educativa consciente. Por isso, faz-se necessária uma postura crítica do professor, sobretudo, ao criar seus recursos por meio dela. Como caminho metodológico, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada em estudos sobre dialogismo, autoria, letramento informacional, ética digital e multiletramentos, destacando o professor como agente central no processo de validação, recontextualização e adaptação crítica das produções automatizadas. Para tanto, realiza-se uma análise documental de exemplos de recursos gerados por IA, com identificação de falhas conceituais, estruturais e discursivas que poderiam comprometer o processo de ensino e aprendizagem caso não fossem devidamente curadas. Por fim, os resultados evidenciam que a mediação humana, sustentada pelo domínio teórico-metodológico, pela escuta ativa e pelo olhar pedagógico do docente, é essencial para assegurar a qualidade, a coerência e a pertinência dos materiais utilizados em sala de aula.

Biografia do Autor

Manuel Alexandre Silva Candido, Secretaria Municipal de Educação de Itapipoca

Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialização em Linguagens e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa/Literatura e MBA em Gestão Escolar. É professor efetivo da rede pública dos anos finais e empreende na assessoria educacional Ajuda com as Letras. Tem experiência com formação de professores, revisão de textos escolares/acadêmicos e docência em escolas privadas.

Cleyton Paes, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professor efetivo na Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4192107033739605, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9868-2940. E-mail: cleytonpaeslp@gmail.com.

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Publicado

2025-07-07