A CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A POSITIVIDADE TÓXICA NO “TIKTOK”
Palavras-chave:
Discurso, Positividade tóxica, TiktokResumo
O artigo analisa a construção de discursos sobre a positividade tóxica no TikTok, objetivando investigar as condições históricas de emergência de discursos sobre a positividade tóxica na atualidade e descrever a constituição de discursos sobre a positividade tóxica no TikTok. Para tanto, toma como embasamento teórico os estudos discursivos foucaultianos em diálogo com autores que refletem sobre os efeitos da sociedade do desempenho nas subjetividades contemporâneas, como o filósofo Han (2015) e Cabanas e Illouz (2022). Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de base qualitativa, pois visa compreender a forma como esses discursos se organizam e se constroem, auxiliando em uma análise minuciosa dos dados coletados. O corpus é formado por quatro vídeos retirados do TikTok que tematizam a positividade tóxica. As análises possibilitam compreender que os discursos sobre a positividade tóxica mobilizam estratégias como a ironia e o sarcasmo e, com isso, criam formas de resistência ao imperativo da felicidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.