OS GÊNEROS TEXTUAIS ARGUMENTATIVOS NA ESCOLA

Autores

  • Ivan Vale de Sousa Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Univerdade Federal da Bahia - UFBA.

Palavras-chave:

Gêneros textuais argumentativos; escola; letramento.

Resumo

O estudo dos gêneros textuais argumentativos na escola torna-se importante à medida que possibilita aos sujeitos a tomarem as decisões necessárias nos mais variados contextos. As reflexões ponderadas neste trabalho tomam o plano discursivo dos gêneros textuais, os propósitos e os sentidos dos gêneros inseridos na argumentação como propostas de reais de letramento promovidas pelas práticas escolares. Nesse sentido, a presente reflexão parte dos seguintes objetivos: discutir a importância dos gêneros textuais nas práticas de leitura e escrita na instituição escolar; compreender como as tipologias textuais estão presentes nos gêneros textuais a partir de alguns modelos textuais apresentados; problematizar a relevância do uso dos gêneros textuais argumentativos no processo de letramento no contexto escolar. Assim, todas estas reflexões proporcionadas pelo trabalho têm a finalidade de trazer à baila como a organização das práticas de linguagem e ensino-aprendizagem estão sendo realizadas no significativo trabalho pedagógico de ensino e aprendizagem de língua materna.

Downloads

Publicado

2022-08-18