Alguns Conceitos em Semiótica Discursiva
Palavras-chave:
semiótica discursiva; contexto; coerênciaResumo
Este artigo vem tratar de alguns conceitos-chaves para o estudo em uma teoria do discurso: texto, discurso, contexto e coerência. Conceitos como contexto e coerência, por exemplo, não sãoapresentados ao iniciante em semiótica. Esses, muitas vezes, são tratados como óbvios aos estudantes, causando certa curiosidade ou interesse. Portanto, o objetivo é esclarecer e introduzir esses conceitos, dando ao jovem pesquisador, clareza em como a semiótica discursiva, enquanto teoria do discurso, discute esses conceitos. O pressuposto teórico é a semiótica discursiva, cujos principais autores para esta pesquisa são Greimas e Courtés (2018), Barros (2002 e 2005), Fiorin (1995) e Bertrand (2003). A metodologia utilizada, de acordo com Gil (2002), é exploratória, descritiva e explicativa. Chegamos à conclusão de que o texto, enquanto um todo de significação, tem o discurso como seu plano de conteúdo. Haja vista tudo ser texto, vemos que o contexto seria somente um outro texto que conversa com outros textos. Já coerência seria uma negociação de isotopias figurativas ou temáticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais dos trabalhos publicados, que podem ser reutilizados e divulgados em outros meios, desde que a fonte de publicação original (Revista Linguagem em Pauta) seja citada.