Letramento Acadêmico: uma Sequência Didática para Trabalhar com os Gêneros Textuais Resumo e Resenha

Autores

Palavras-chave:

letramento acadêmico; escrita; resumo; resenha

Resumo

A priori, as práticas de escrita na esfera acadêmica são realizadas para atribuir-se uma nota final a uma atividade e/ou a uma avaliação em uma disciplina, não para interagir através da linguagem ou para expor o posicionamento crítico sobre um assunto ou problema através de um gênero acadêmico específico. Como os gêneros resumo e resenha circulam na academia? Os alunos são treinados para fazê-los ou apenas são convocados a apresentarem “bons” exemplares desses gêneros? Este ensaio tem por objetivo propor uma sequência didática para trabalhar com a escrita enquanto prática sociocultural. Vinculado a uma prática coesa para os estudantes, delineamos oficinas nas quais foram feitas o planejamento, a escrita, a revisão e a refacção dos textos produzidos pelos alunos durante o desenvolvimento das oficinas de escrita. A sequência didática está organizada em duas oficinas com dez encontros e se destina a estudantes de Letras dos primeiros semestres. Para tanto, baseamos teoricamente nas discussões sobre Letramento e gêneros acadêmicos de Soares (2009), Kleiman (1995), Street (1984), Correia (2013), Passarelli (2004), Carlino (2005) Salazar; Tamayo (2008) entre outros. Com essa sequência espera-se contribuir com os letramentos acadêmicos direcionados especificamente aos alunos de Letras dos primeiros semestre. É apresentada uma proposta factível e capaz, por sua vez, de motivar e engajar os alunos em práticas reais de escrita, podendo levá-los a reconhecer a linguagem como uma prática sociocultural.

Downloads

Publicado

2022-04-07